A Filosofia de Shadow of the Colossus.

Shadow of the Colossus sem dúvida é o melhor jogo que joguei para PS2. Sua história é muito misteriosa do ínicio ao fim, mas nada que compromete o jogo de ser muito bom. Além das batalhas épicas e excitantes, o visual, a arte, os cenários, tudo isso influencia no jogo e o torna singular. (Até parece que nunca ficou parado admirando uma das criaturas enquanto ela lentamente vinha em sua direção)

Depois de minhas sinceras palavras, leia abaixo essa interessante “filosofia” que liga a Bíblia e Shadow of the Colossus…

Muitos se perguntam: De onde vem a inspiração para a criação do mundo de SotC? Fumito Ueda(criador) pode não ter dado a resposta definitiva, mas com certeza sua pista nos faz perceber a quantidade de ligações entre a Bíblia e SotC. Primeiramente…a mais boba de todas: David e Golias. Entretanto, a maior de todas as dicas está no nome do inimigo, em SotC…Dormin, ou de trás para frente…Nimrod.

Nimrod, segundo a Bíblia…foi o primeiro ser de poder que a terra teve. Nimrod vem de um verbo hebraico, e significa “rebelar”. E Nimrod fez jus ao seu nome…possuia uma soberania perseguida por muitos. A lenda diz que Nimrod foi um poderoso ser que habitou o planeta. Rebelado e sempre procurando vingança contra Deus, ele pouco-a-pouco conquistava humanos e cada vez mais territórios. Sua marca eram dois chifres…segundo a história, Nimrod matou um touro com as próprias mãos, arrancou-lhes os chifres e os fincou na própria cabeça, como seu símbolo de poder. Nimrod foi amplamente perseguido por aqueles que sofriam com sua real ditadura…possuia uma mulher, grávida. Um dia, Nimrod foi atacado por diversos homens, e foi morto. Seu corpo foi dividido em várias partes, e assim espalhados em seu amplo território. Sua mulher, meses depois, teve o filho de Nimrod…e a mesma passou a governar todas as terras que ele possuia.

Só por aí, já podemos ver diversas semelhanças…Dormin era uma entidade superior que fora morta, e em um ritual, teve sua parte física espalhada por seu lugar mítico, enquanto seu espírito ficou aprisionado na fortaleza de SotC. Em SotC e ICO temos a linhagem dos chifrudos, e em ICO…uma mulher, do mesmo mundo de Dormin, reina um castelo que possui bases semelhantes a de SotC, em uma ilha semelhante a de SotC.

Não só isso, como a fortaleza de SotC também é muito parecida com uma coisa relacionada a Nimrod…A Torre de Babel.

Nimrod a ergueu com o objetivo de atingir os céus…com uma torre tão alta, Deus nada poderia fazer promovendo catástrofes na terra…e assim, ela seria a porta de entrada para os céus, fazendo com que Nimrod finalmente tivesse a chance de se vingar de Deus. Furioso, Deus fez com que cada um dos trabalhadores falasse uma língua diferente, fazendo com que assim, não conseguissem se comunicar e a construção não chegasse ao seu fim.

(obs.: Há controvérsias… Segundo outras versões, Nimrod não era tão mau assim, e que a Torre de Babel fora contruída para salvar seu povo de um possível dilúvio, e que depois de sua morte, seu povo espalhou partes do seu corpo pelo reino para que ele sempre estivesse presente em todas as partes para protegê-los.)

Seria Babel a fortaleza de SotC? O contexto encaixa com a Bíblia…uma torre tão, mas tão alta…que *sem buggar o jogo não conseguimos chegar até seu topo…e um jardim secreto que lembra o paraíso.

(Dica: Para chegar ao topo da torre, da maneira certa, você deve encontrar e comer os lagartos de rabo branco que se encontram pelo cenário todo, eles aumentam seu círculo de força, o que garante mais tempo para escalar o paredão da torre e chegar até o Jardim Secreto. O interessante nesse jardim, são as frutas, assim como no Jardim do Éden, elas são como o fruto proibido, porque ao comê-las, sua barra de vida diminui, legal né?)

Via Super NinTendO com comentários meus. ^^

Pra quem é fã do game, aqui vão algumas imagens de Colossus que foram testados, mas excluídos do projeto final. (diga-se de passagem, alguns poderiam ter ficado)

Um abraço a todos que compartilham o mesmo gosto que eu por esse jogo e até a próxima… e comentei. =]

14 Respostas to “A Filosofia de Shadow of the Colossus.”

  1. esses colossus poderiam ficar na sequencia do jogo SOTC 2

    ia ser muito bom,alguns ai iam parecer muito dificil

  2. Muito legal cara, nem sabia desses colossus e não sabia que dava para subir na torre sou fanatico por Shadow of Colossus, e acho que deveria ter um segundo jogo.

  3. Como é que eu fasso para subir na torre?
    Tem como impedir aqueles caras de pegar sua espada, e ter outro final no jogo.

  4. o jogo tem uma segunda versão
    mas eu não tenho ele mas tambem sei quem tem e to pesquisando

  5. roniellyson Says:

    mano eu acho o seguinte,deveria ter o shadow of the colossus 2,mas com o rumo da história diferente.No 1º a missão que ele tem é ressuscitar mono,e ele consegue mas eles ficam presos na forbidden land,o 2º deveria ser com o wander já crescido tentando libertar ele e mono da forbidden land enfrentando alguns colossus para que a ponte fosse restaurada,sendo que o dormin retornasse e possuísse o corpo de mono,libertando ela assim matando os colossus,seria legal se fosse assim.MAS NÃO SERÁ Ç_Ç

  6. Rapaz ,mas q ótimo artigo esse ,eu tinha pensado algo dessa maneira a um tempo atrás mas esqueçi , assim como (Cronicas de nárnia ) tambem tem essa comparaçao bíblica, mas ficou muito bom!!!

  7. Cara esse jogo e minha paixao fikei ate emocionada vendo essas fotos que nao entro no jogo putz irado d mais parabens ai! abraço Jakellyne Feitoza

  8. pow… esse jogo é fod@ em todos os termos,agora entendi a sua historia vlw🙂

  9. Costumo joga-lo ouvindo Therion! as veses até esqueço até que estou em 2011, rsrsrsr. game fantastico.

  10. cara tbm acho q devia ter sotc 2, acho tbm q devia dar pra jogar com 2 players, eu tinha pensado em ser o wander e 2º player a mono mas se fosse o q o roniel disse dai acho q n daria msm

  11. também sou muito fã de shadow of the colossus,admito que nunca vi black bird só a sombra mesmo,mas mesmo se existir eu falarei pra vocês até logo.

  12. esse é um dos melhores jogos que eu ja jogei.

  13. deveriam fazer outro game que apresentase os colossus excluidos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: