RPG Tabu: Aliados e Dependentes

boss

Buenas,

Hoje começaremos a tratar dos Tabus que existem dentro do mundo do RPG. As meterias servirão para esclarecimento e constarão breves exemplos e explicação para amenizar esses conflitos existentes entre jogadores, mestres e estilos.

No Tabu de hoje vamos falar de Aliados e Dependentes, como um jogador faz para montar e como o mestre pode administrá-los. Como exemplo de regras estaremos utilizando o GURPS 4ed – Modulo Básico.

Muitas vezes o jogador pega um Aliado, gasta seus pontinhos, e o cria do jeito que lhe é agradável, sempre com o “aval” do mestre da mesa, só que de acordo com as regras esse aliado é controlado pelo mestre e nunca fica do jeito que o jogador queria o mestre além de narrar a historia, interpretar os vilões, aldeões e demais personagens deve-se preocupar de não esquecer o “aliado” do jogador, é compreensivo que o aliado não tenha tanta liberdade, afinal o mestre deve controlar sua língua para não dar nenhuma dica privilegiada a ninguém.

Logo a solução encontrada por alguns narradores, e a minha, é entregar o aliado aos cuidados do jogador, mas esbarramos no clássico “preconceito” existente na cabeça de muitos mestres, que é: “O jogador não vai saber usar o aliado e o usará como escudo e/ou irá ganhar vantagem afinal estará com dois personagens”.

Para esse tipo de mestre dou o conselho de tentar, caso o jogador realmente faça tudo de errado com seu aliado então cabe ao mestre retira-lo e não devolver os pontos gastos, mas, se o jogador pegou as desvantagens de GURPS na vantagem aliado, como por exemplo: Lacaio (MB 4ed pag.37), que libera o jogador de tratar bem seu aliado, afinal de contas é um lacaio, podendo fazer com o jogador realmente utilize o aliado como escudo, mas, lembre-se que nem sempre os pontos são devolvidos, caso o aliado seja usado como escudo e morra, o mestre pode, e deve não devolver os pontos gastos no aliado.

Trate bem seu aliado, afinal ele pode salvar sua vida, dependendo da freqüência que o jogador escolher.

Freqüência: È o quão regular o seu aliado irá aparecer, à medida que o jogador quer o seu aliado por perto, mais caro fica a compra do aliado. O custo do aliado descrito no modulo básico do GURPS 4ed pode parecer barato e vale muita a pena, mas, lembre-se sempre de “ler tudo até o final”, sempre existem muitas observações que podem, e normalmente farão você gastar mais dos seus preciosos pontinhos.

Poder do Aliado é calculado a partir dos seus pontos de criação:

Abaixo a freqüência que o aliado irá aparecer na campanha, esses pontos são acrescentados ao do Poder do Aliado (acima):

Após isso escolha as Aplicações Especiais: Habilidade Especial (+50%), Intocável (+100%) ou Lacaio (+50%)

Agora o aliado começou a ficar caro afinal ninguém quer um aliado “Esporadicamente”, mas pode-se comprar um Aliado com 150% dos pontos e torná-lo um “Patrono” e/ou “Grupo de Aliados”, com isso vamos encarecer ainda mais o aliado.

O jogador por gastar quantos pontos achar necessário para seu grupo, calculando para cada membro do grupo como uma vantagem de aliado separada, no final some tudo e escreva de uma só vez na vantagem, mas se o jogador tiver mais que 5 aliados, comece a usar a tabela abaixo de criação de grupos de aliados, somando ao valor da vantagem “Aliado” com os 5 membros:Nota: Adicione x6 ao multiplicar para cada aumento de dez vezes (ex. x30 para 100.000 aliados).

Nota2: Essas variáveis devem ser aplicadas ao final do calculo, depois de somar freqüência e qualquer outra vantagem e/ou desvantagem do aliado.

E a respeito de dependente, quando o mestre deve tratar um aliado como um dependente? Um aliado com 100% ou menor que o jogador pode ser tratado como dependente e somam-se as desvantagens de Dependente ao custo de “Aliado”, caso fique com valor negativo ela será constada como Desvantagem já se for positivo será constada como vantagem. O mestre deve jogar a participação do personagem Aliado/Dependente de modo diferente, um para aliado e outro para dependente, o numero maior e/ou o que passar na dificuldade será o predominante da cena.

Mas o Dependente pode ser apenas um dependente mesmo. Comprar um dependente é mais barato que um aliado, afinal ele pode, e irá, lhe trazer alguma encrenca, mas irá “colorir” seu personagem de acordo com sua historia.

O dependente é montado de modelo similar ao do Aliado, escolha o Poder do Dependente:Após isso escolha algumas importâncias: Empregado ou conhecido (x1/2), Amigo (x1) ou Ser Amado (x2).

Montando um Aliado ou Dependente.

Natsu e Happy (Fairy Tail): O jogador Natsu quer ter um aliado, logo ele pensa em um mascote. O mascote não terá a mesma quantidade dos pontos, afinal será um mascote amigo e não um lutador furioso.

O poder do nosso mascote Happy será de 25% o poder do jogador, um personagem de 100pontos ele terá 25pontos, custando 0pontos. Sua freqüência será constante, afinal ele sempre esta ao lado do seu líder, então ele será “Constantemente” (sem teste) e aumentará em x4 o custo.

Happy não é dependente, mas sim um aliado, considerado um familiar para o mago de fogo Natsu, então eles terão uma ligação natural muito forte, tendo a aplicação especial de “habilidade especiais”, já que Happy tem um poder muito raro (+50%) para sua raça.

Total: 6pontos

Esses são os pontos do custo “Aliado” de Happy, ele também voa e fala, mas isso é comprado com os pontos que ele recebe de personagem (25+desv.).

Han Solo e Chewbacca (Star Wars): O jogador Han Solo quer ter um aliado para sua nave, e decide que seu aliado será um amigo humanóide como ele, logo ele deverá ter o mesmo poder que o mesmo. O poder de Chewbacca será de 100% ao de Han, o que custa 5pontos, sua freqüência será “Constantemente”, sempre presente, e aumentará o custo em x4.

Total: 20pontos

Voltando ao assundo ….

Então, após toda a explicação fica a idéia e os exemplos, os jogadores podem seguir as regras de GURPS e possuir um familiar e/ou aliado, ele ajudará mais também poderá atrapalhar, ser o gatilho para a quest que o mestre esta doido pra fazer.

Antes de negar ao jogador, pense bem, pode-ser que o mestre esteja perdendo uma boa arma de controle de campanha e desanimando o jogador que estava doido pra fazer um personagem bem diferente.

Nota3: Aliado/Dependente é outro personagem, logo as recompensa devem ser dividida como se o Aliado/Dependente fosse controlado por outro jogador.