Mitos e Verdades sobre Exercicio Fisico

bossBuenas,

Trouxemos hoje para vocês varias verdades e mitos a respeito de exercicio fisico, pois, cada lugar e/ou pessoa fala uma coisa, fica bem dificel de saber o que é verdade …. bem, talvez nem mesmo o que esta escrito aqui seja verdade, mas faz sentido.

Exercício faz bem à saúde, os médicos recomendam, aumenta a auto-estima e todo mundo sabe disso. Mas por traz da prática da atividade física também há muitos mistérios. Ouvimos teorias como as que afirmam que algum ritual ajuda emagrecer ou que treinar de tal forma ou com tal roupa elimina mais caloria. O que disso tudo é verdade e o que não passa de mito?
O Anállia preparou algumas frases comuns ouvidas em academias e que passam pelo senso popular sem serem devidamente esclarecidas. Em entrevista com o Personal Trainer, Pedro Cavalheiro, descobrimos o que você deve guardar e o que deve descartar quando o assunto é: academia!
“A musculação ajuda na correção postural”.
VERDADE. Muitas vezes a musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento específico para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios mais adequados a cada problema.
“Não se deve beber água durante a musculação”.
MITO. Nosso corpo é composto 70% por água. Pedro Cavalheiro afirma que só esse dado deveria bastar para explicar a importância da água no treino de musculação ou em qualquer área da vida relacionada à saúde. “Quem faz musculação deve tomar cerca de dez copos de água por dia. Ela também ajuda a metabolizar gorduras, impedindo que seu corpo tenha as famosas gorduras localizadas. E combate, também, a retenção de líquidos, que deixa seu corpo com o aspecto inchado”.
“Treinar em jejum emagrece”.
MITO. É muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de reduzir o peso corporal. “Ao acordarmos, depois de 8 horas sem comer nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sangüínea que já estava baixa, levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza e visão turva”, alerta Cavalheiro. O ideal é manter uma dieta balanceada com seis refeições diárias distribuídas a cada três horas, com alimentos saudáveis e ricos em proteínas e carboidratos em moderação.
“Exercício Físico libera endorfina (mesma substância de prazer relacionada ao sexo)”.
VERDADE. Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer.
“O exercício físico só funciona se sentirmos dor no dia seguinte”.
MITO. De acordo com o Personal Trainer, todo início de treinamento gera dor muscular porque o organismo não está acostumado com a prática. Porém, não é bom também manter o mesmo treino, utilizando as mesmas práticas. O grande segredo está em administrar estimulo x recuperação x novo estímulo, sempre respeitando as limitações da dor e tomando muito cuidado para que não virem lesões. “Treinar sempre com a mesma carga, mesmos métodos e mesmo tempo de recuperação, o nível de força permanece inalterado, mas o volume muscular diminui, não obtendo os resultados esperados”.
“Musculação engorda”.
MITO. Estudos mostram que a musculação promove o emagrecimento similar aos exercícios aeróbios mais tradicionais como as caminhadas, as corridas e o ciclismo. “Os aeróbios utilizam a gordura como principal fonte de energia. Os anaeróbios como a musculação, emagrecem na mesma proporção. Pela ótica da Fisiologia, é que na hora do exercício, o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia. Depois, como o organismo tem de repor, vai buscar nas gorduras essa energia, proporcionando o emagrecimento. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo, à longo prazo, o corpo gastar mais energia parado”.
“Musculação na terceira idade, ajuda na qualidade de vida”.
VERDADE. Dedicar uma hora do seu dia para a atividade física faz bem à saúde em qualquer idade. O treino de força para a terceira idade é importante para as atividades básicas da vida diária como pegar uma caneta no chão, abrir um armário, estender uma cama, subir e descer uma escada e etc. “Além disso, há uma melhora cardiovascular e combate à osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes”.
“Muitas repetições abdominais ajudam a perder a barriga”.
MITO. Para o Personal, um grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente, vai “queimar” toda a gordura da barriga e que quanto mais você fizer, mais você ficará com a barriga definida. Ele diz, “A única maneira de perder essa gordura localizada é baixar o seu percentual de gordura como um todo. Devemos incluir exercícios específicos e direcionados para trabalhar os músculos abdominais. Sozinhos, não vão queimar gordura, mas apenas enrijecer a musculatura”.
“Treinar de preto ou colocar plástico  no corpo (?), queima mais calorias”.
MITO. Segundo Cavalheiro, o que promove a perda de calorias é a intensidade dos exercícios. O controle da freqüência cardíaca de acordo com a idade também ajuda na eliminação. Treinar de preto ou com plásticos no corpo fará o praticante suar mais, eliminando desta forma, líquido e não a gordura. “Suar mais significa que está regulando sua temperatura corporal”.
A prática da atividade física é excelente em qualquer idade, porém é preciso respeitar os limites de cada corpo e de cada faixa etária. Alimentar-se corretamente também é importante para que os resultados sejam satisfatórios e respeitar o limite do seu corpo é essencial para o fortalecimento dos músculos, não se esqueça da postura correta. Para isso, procure sempre o auxílio de um profissional licenciado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), pois apenas ele após uma avaliação física irá denominar o que é ou não recomendado para o seu perfil. Não faça exercícios físicos sozinha porque ele pode ter resultado inverso ao esperado e prejudicar a sua saúde.
Fonte: Farandubla

7 Respostas to “Mitos e Verdades sobre Exercicio Fisico”

  1. elineide bernardo da silva Says:

    eu queria saber se beber agua gelada queima calorias pq bebo muita e ainda ñ vi resultado que esta aconteçendo preçiso da resposta beijoss

  2. elineide bernardo da silva Says:

    oi o que faço pra endureçer a perna

  3. elineide bernardo da silva Says:

    pq vceis ñ responde
    caramba

    • Respondendo as sua perguntas:
      1) Perde peso bebendo água gelada ? (WTF) Nunca ouvi falar disso, acredito ser mentira de web, e não faz o menor sentido!
      2) Para endurecer a perna seria bom vc fazer uns agachamentos, flexão e extensão de perna …. existem baldes de exercícios para serem feitos para endurecer a perna, mas vá a uma academia e veja com o(a) instrutor(a) qual seria o melhor para seu “biotipo”, pois nem todo exercício tem igual resultado para todos.

      Nota: Mais que garota impaciente! hehehehehehehehehe!

  4. Valeu! tirei minha dúvidas. Um forte abraço.

  5. Renata Silva Says:

    No momento estou fazendo uma dieta indicada por uma amiga e estou na 3 semana e consegui perder 9kgs. Segue o site da dieta para quem se interessar: http://www.editoratmb.com/emagrecer/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: